ARQUITETURA DE PROCESSOS E ARQUITETURA DE NEGÓCIO


Uma dúvida comum entre pessoas envolvidas em modelagem é a diferença entre arquitetura de processos e arquitetura de negócio. Arquitetos de negócio criam modelos de negócio, mas esses modelos estão em um alta nível de abstração e lidam com capacidades de negócio - a capacidade de executar ou entregar algo.
Modelos de arquitetura de negócio são dessa forma, conceituais e lidam com O QUE no negócio. Por outro lado, modelos de arquitetura de processos lidam com o COMO do negócio e definem como um entregável, produto ou serviço é construído e entregue. Dessa forma, modelos de arquitetura de processos, quando decompostos em maior nível de detalhe, definem as atividades que um negócio deve ser capaz de realizar.

Como cada atividade se relaciona transitivamente a uma determinada capacidade, modelos de arquitetura de negócio relacionam as atividades necessárias e estão preocupados com a eficácia. Modelos de arquitetura de processos focam as atividades físicas e seu gerenciamento. Esses modelos focam como o trabalho é executado e estão preocupados com a eficiência.

Quando combinados, permitem ir além das atividades de desenho para assegurar que nenhum trabalho seja executado se não estiver relacionado com a entrega de uma determinada capacidade de negócio. Isso assegura efetividade. Ao automatizar, pode-se assegurar que o desenho não inclui trabalho desnecessário e que o trabalho realizado é o mais eficiente possível. Parte do motivo para as divergências de entendimento em relação a esses dois tipos de modelo é o fato de que muitas organizações têm seus modelos de arquitetura de processos construídos por arquitetos de negócio em vez de arquitetos de processos - essas duas disciplinas focam propósitos diferentes na operação do negócio.

Os profissionais que dominam tanto arquitetura de processos quanto arquitetura de negócio entendem a relação apontada acima, mas muitas pessoas relutam com o significado de capacidade de negócio e a definição de processo. Isso tem causado equívocos entre os conceitos de processo e capacidade e muitos acreditam que modelos de processos são o nível abaixo de um modelo de negócio.

Ambas as disciplinas tentam entregar melhoria de negócio e ambas têm seu espaço para fazê-lo. O fato é que essas disciplinas se complementam. Não são iguais e não competem entre si. Ambas são necessárias em qualquer nível de mudança, tanto no âmbito de processo quanto em nível corporativo. Porém, em muitas organizações, essa distinção não é realizada e os papéis dessas posições são de alguma forma confundidos. assim como as ferramentas que cada grupo utiliza.

Fonte: BPM CBOK 3.0 

Um comentário:

  1. Ótimo artigo! Ainda também precisa considerar a tecnologia que vai permitir a execução dos processos. Muitas vezes esta tecnologia é uma mistura de legado com sistemas a construir ou adaptar. Isto é mais um outro animal!!

    ResponderExcluir