Cadeia de Valor, Macro-Processo e Processo

Análise de Valor é uma metodologia de gestão criada nos anos 50 pelo americano Lawrence Miles. Consiste em decompor um produto ou serviço nas suas funções principais e, em seguida, delinear as soluções organizacionais mais apropriadas para reduzir os custos de produção. Implica numa análise detalhada do valor criado pela empresa através da distribuição dos custos totais de um produto ou serviço pelas suas diferentes etapas: concepção, fabricação, venda, distribuição e serviço aos clientes. Este conceito deu origem às noções de cadeia de valor, acrescentado do produto ou serviço e de “shareholder value” (valor para o acionista) cuja autoria pertence a Alfred Rappaport.



A Cadeia de Valor designa a série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa para satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o cliente final. Cada elo dessa cadeia de atividades está ligado ao seguinte. Esta é uma metodologia sistematizada e popularizada por Michael Porter.


A partir do desenho e da análise da Cadeia de Valor, é possível:


• Identificar a importância relativa entre os processos da empresa;


• Identificar interfaces para a integração entre os processos;


• Fornecer suporte para a definição organizacional;


• Estruturar os indicadores de desempenho;


• Priorizar projetos de melhoria e desta forma direcionar investimentos.


A cadeia de valor é, portanto, composta de macro processos. Ela é decomposta em diagramas que se relacionam de forma hierárquica, baseados no conceito de “análise Top-Down”, que permite descrever os processos empresariais em distintos níveis de abstração. Desta forma, é possível associar e combinar a visão abstrata da empresa, desde o nível da sua macro visão, até a descrição detalhada das atividades.



Macro Processo


Conjunto de processos executados de forma ordenada, em uma ou mais Unidades, para realização de objetivos e metas da empresa.


A integração entre os macro processos de uma organização é fundamental para sua competitividade. A definição correta dos macro-processos que formam a cadeia de valor e sua integração constituem a base inicial do desenho da operação empresarial.


Todo macro processo definido deve ter uma razão para existir, um responsável, produtos/serviços gerados, clientes e fornecedores.


Os Macro Processos são classificados em:


• Gerenciais: Estão envolvidos com o gerenciamento da empresa e de seus processos. Ex. Gerir Planejamento Estratégico, Gerir Projetos etc.


• Chave: Respondem à missão da empresa e/ou ao atendimento dos seus clientes, os investimentos aqui realizados devem ter como objetivo principal o crescimento do negócio. Ex. Gerir Marketing e Expansão, Gerir Portfólio de Produtos e Serviços, Gerir Oportunidade etc.


• Apoio: São definidos para suportar os macro-processos chave e estão associados de forma indireta ao atendimento de requerimentos de clientes. Ex. Gerir Sistemas, Gerir Serviços Administrativos, Gerir Finanças etc.



Processo


Seqüência de ações integradas, estruturadas e mensuráveis que produzem, através da utilização de recursos, um resultado que agrega valor na percepção do cliente. O processo é vinculado a um macro-processo e pode ser desdobrado em outros níveis de processos (sub-processo).


Características essenciais dos processos: 
  •  Regularidade;
  •  Previsibilidade do resultado;
  •  Conhecimento das condições para sua realização.  A gestão do processo foca em assegurar o resultado planejado, com a menor variação possível, o que deve ocorrer indefinidamente, e pressupõe ciclos de aprendizado.


    Os processos diferem de projetos, uma vez que estes últimos são empreendimentos com começo e fim pré-estabelecidos, que visa desenvolver solução para um problema ou atender a demanda específica de uma pessoa ou unidade cliente. As características essenciais dos projetos são:
    •  Singularidade; 
    •  Incerteza quanto aos resultados; 
    •  Incerteza quanto às condições para sua realização;
    •  Normalmente envolve criação ou mudança.



A gestão do projeto é focada na busca de resultados esperados com máxima aderência de prazo e recursos e pressupõe inovação.






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